notícias

Tempero dá sabor especial às entradas do churrasco

Um dos segredos do bom churrasco é o tempero utilizado nas carnes conhecidas como entradas. Elas precisam ser temperadas em apenas uma marinada, pois quando assadas, são servidas por completo e o tempero precisa entranhar nas mesmas.

A maioria dos cortes bovinos vai à churrasqueira mais de uma vez e, por isso, o tempero pode ser feito apenas com finas camadas de sal grosso colocado sobre os mesmos que, após fatiados, recebem mais sal e voltam à brasa.

Entradas são obtidas a partir do assamento de carnes mais leves e mais macias e que, por isso, ficam prontas mais rapidamente. Enquanto um churrasco de costela demora seis horas ou mais, linguiças ou asinhas de frango ficam prontas em 15 a 20 minutos, aproximadamente.

Um delicioso tempero para esses tipos de carne pode ser feito com ingredientes básicos como alho, cebola, azeite, vinho branco suave, cerveja, colorau, manjericão, louro, alecrim e coentro. Esses podem ser batidos no liquidificador, mixer, ou cortados em brunoise, que são cubinhos bem pequenos.

No curso Treinamento de Churrasqueiro, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, o professor Mário Augusto Vieira recomenda utilizar o mixer para processá-los, pois facilita a incorporação do tempero pela carne.

Outra dica importante é quanto ao uso da cerveja. "Ela deve ser utilizada somente para temperar asas de frango e por isso é acrescentada somente na hora de temperá-las. Para outras entradas, como o coração de frango, o tempero básico é utilizado sem a bebida", acrescenta o professor, especialista na produção dos mais variados tipos de churrasco.

Fonte: CPT