notícias

Qual molho servir em qual massa?

Qual a melhor combinação de molho para cada tipo de massa? É normal pensar que todos os molhos combinam com qualquer massa, mas acreditem, o resultado final será bem melhor com algumas dicas.A diferença começa pelo fato de as massas terem desenhos diferentes, o que não é só charme.

Cada tipo é pensado para determinado molho, e a combinação certa vai resultar em pratos equilibrados e muito mais saborosos. 

Vamos aos detalhes:

Massas Secas

As massas secas, normalmente industrializadas, não têm sabor muito definido, mas absorvem bastante o tempero. Por isso, vão bem com molhos marcantes como tomates, azeite, alho, ervas, frutos do mar e tudo o que dê personalidade a elas.

Essa categoria pode ser dividida em duas:

1- Massas curtas: estas casam melhor com molhos mais rústicos, já que têm formatos cheios de curvas e buracos capazes de capturar os pedaços e o suco do tempero. São também as mais indicadas para saladas geladas.

2- Massas longas: estas, por sua vez, pedem molhos à base de alho, azeite e tomate. E, quanto mais finas, melhor absorvem os condimentos.

Massas frescas

Estas são as massas feitas com ovos, ou seja, são muito mais delicadas. Portanto, ficam melhores com molhos suaves, legumes ou simplesmente com manteiga.

Massas Recheadas

As massas recheadas, como ravióli, canelone e rondelle, ficam mais gostosas se preparadas no forno e vão bem com molhos sugo, bolonhesa ou outros à base de queijo.

Dá também para brincar com misturas leves como tomates e azeitonas ou apostar em um molho rosé, junção de molho branco e vermelho. Importante, aqui, é manter o equilíbrio e evitar ingredientes de sabor muito forte.

Na Prática:


▪ Talharim - Fica ótimo com molhos mais concentrados do tipo bolonhesa

▪ Gravatinha/Parafuso/Concha - É ideal com molhos de carnes ou vegetais, e também é ótimo para saladas.

▪ Espaguete - Acompanha bem molhos que envolvem bem os fios longos, então um bolonhesa, sugo, shoyu com vegetais, outra opção também é o alho e óleo.

▪ Fettucine/Ravióli/Capeletti/Penne - A combinação perfeitas é com molhos fortes e mais encorpados como bolonhesa, pesto, branco, queijo e rose.

▪ Cabelo de anjo - Também entra na categoria sopas, porém é usado em doces.

Fonte: Blog Enfim Casada